Pepparkakor – Biscoito de Gengibre

Pela primeira vez montamos a nossa casa de biscoito de gengibre. No Brasil não temos essa tradição, nos familiarizamos com os pepparkakor aqui na Suécia, mas como no ano passado Violeta ainda era pequena não nos interessamos em montar a famosa casinha.

Mas qual é a história do pepparkaka?

Não há muitas evidências de onde surgiu o biscoito, porém existe a informação de que os primeiros biscoitos de gengibre apareceram na Mesopotâmia por volta de 1.700 A.E.C. Há também a história de que os guerreiros romanos carregavam peppakakor como provisões porque eles duravam muito tempo sem estragar.

O biscoito de gengibre era muito famoso na Alemanha e na Inglaterra durante a Idade Média, na Suécia, o pepparkaka chegou por voltado século 14. O biscoito foi servido no casamento entre o rei Magnus Eriksson e Blanka de Namur, em 1335 por redução de custos da festa.

Por que se chama Pepparkaka?

Peppar = pimenta.

Kaka = biscoito, bolacha.

Kakor = plural de kaka.

No século 15, aqui na Suécia, na receita oficial do biscoito tinha pimenta, de acordo com as notas do mosteiro de Vadstena . As receitas de biscoito de gengibre também continham ingredientes como cardamomo , anis , erva-doce , óleo de cedro , noz-moscada , casca de laranja e limão em conserva . Durante a Idade Média, o pepparkaka era adoçado com mel em vez de açúcar e xarope, e pincelado com água antes de assar para parecer apetitoso. O biscoito era frequentemente assado por freiras e vendido o ano todo como remédio em farmácias de conventos. Eles foram considerados calmantes que aliviavam a indigestão.

O biscoito na Suécia

Até o século 16, o biscoito ainda era importado na Suécia, as receitas suecas começaram a aparecer por volta do século 18, quando passou a ser comum nas casas do povo. Hoje a Suécia exporta biscoitos de gengibre para diversos países, inclusive os Estados Unidos.

Aqui em Tyresö temos a empresa Annas, às terças-feiras dá para sentir o cheiro quando o biscoito é assado o ano todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s