Licença maternidade? Não, licença parental!

Aqui na Suécia não existe licença maternidade como conhecemos no Brasil, a licença aqui é parental, ou seja, para ambos os responsáveis pela criança. E pasmem, a licença é de 480 dias! Sim, mais de um ano!

A föräldraledighet, licença parental, tem regras bastante interessantes e seria maravilhoso que todos os países do mundo tivessem modelos de licença parecidos. A primeira regra é que do total de 480 dias, 90 dias são obrigatóriamente da mãe, 90 dias são obrigatórios para o pai e os 300 dias restantes o casal divide da melhor maneira para a família. Isso vale também para casais homoafetivos, ok?

Foto: Bia Oliver

O que eu acho bem legal é que durante o primeiro ano da criança os pais podem tirar 30 dias ao mesmo tempo, assim a criança terá os pais em casa em tempo integral por esse período. Isso faz uma diferença incrível nos primeiros meses, viu? Ah, se fosse assim no Brasil…

Foto: Bia Oliver

Outro fato que eu acho fantástico é que essa licença pode ser tirada aos poucos até a criança completar 8 anos. Porém, é muito comum os casais optarem por se dividirem no primeiro ano da criança, pois aqui as pré-escolas só aceitam bebês com no mínimo um ano.

Foto: Bia Oliver

Tá, mas e o pai? O que faz quando é a sua vez de cuidar da cria?

Aposto que você está se perguntando como é que os homens suecos se viram quando é a vez deles cuidarem da criança e da casa. A resposta é simples: simplesmente agem como pais. Aqui os homens são ensinados desde cedo a ter responsabilidade, e as tarefas domésticas são geralmente divididas de maneira igualitária, isso inclui cuidar dos próprios filhos.

Foto: Bia Oliver

É muito comum encontrar homens empurrando carrinhos de bebês pela cidade, nos parques, nos cafés, e eles são capazes de fazer isso sem a presença da mãe, da sogra, da tia, ou de qualquer outra mulher da família. Para os suecos faz parte da rotina trocar fralda, dar banho, comida, por pra dormir. Como eu disse, eles são pais, apenas isso.

Com tantos dias em casa, como as pessoas pagam as contas?

Pois é, se o pai ou a mãe tem ou teve emprego fixo nos últimos 240 dias antes do nascimento da criança e pagou os impostos direitinho, durante o período que fica em casa recebe 80% do salário. Caso a pessoa não tenha trabalhado antes, o governo dá um auxílio de 250 coroas (mais ou menos 110 reais) por dia que ficar em casa. Desempregados e estudantes também recebem o valor de 250 coroas por dia de licença.

E os estrangeiros? Tem direito a tudo isso?

A resposta é “mais ou menos”. Pais que se mudam para a Suécia com crianças a partir dos dois anos têm direito apenas a 100 dias de licença divididos entre eles. No nosso caso, como a Violeta tinha um ano e meio quando chegamos aqui nós temos direito a 200 dias de licença. E sim, eu como estou apenas estudando, pude tirar os meus 100 dias recebendo o auxílio do governo. Os dias do Vinícius ainda estamos guardando para quando precisarmos de verdade.

É muito difícil aplicar para föräldraledighet?

Estamos falando de Suécia, aqui tudo é online. Basta entrar no site do Försäkringskassan e preencher a aplicação, você decide se quer receber a resposta da aplicação por carta ou e-mail e pronto. É claro, que caso você esteja com dúvida sobre alguma regra, se existe algum fato especial no seu caso é importante entrar em contato com o Försäkringskassan porque eles podem esclarecer suas dúvidas.

Informações bônus:

É preciso avisar o empregador com dois meses de antecedência antes de tirar a licença parental.

Pessoas que possuem seu próprio negócio também têm direito à licença.

Quem paga os valores da licença é o governo, por meio do Försäkringskassan (Agência de Seguro social da Suécia).

Pessoas que adotam uma criança também têm direito à licença.

E aí, o que acharam da föräldraledighet? Comenta aqui embaixo! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s