Compramos um apartamento na Suécia!

Contei no Instagram na última semana que nos mudamos de Estocolmo para Tyresö Kommun, um distrito mais afastado do centro e mais perto da natureza. Depois de um ano aqui, conseguimos sair do aluguel e comprar o nosso próprio apartamento. Sério, saímos do Brasil no dia 18 de abril de 2019, assinamos o contrato de compra do apartamento no dia 17 de abril de 2020.

E já adianto, não ficamos ricos em um ano, não foi milagre. No primeiro ano, optamos por um apartamento no centro de Estocolmo, assim o Vinícius ficaria perto do trabalho e nós teríamos a chance de conhecer melhor a cidade, entender o transporte público, enfim, estávamos perto de tudo.

Nesse primeiro ano, não viajamos para outros países da Europa (fomos uma vez para Tallin, Estônia), optamos por economizar e guardar dinheiro. Não saímos muitas vezes para comer fora também e não compramos tantas coisas. O plano era juntar dinheiro para comprar um apartamento depois de uns dois ou três anos, nós não imaginávamos que seria tão rápido.

Muitas pessoas perguntaram no Instagram como é que brasileiros conseguem comprar apartamento ou casa na Suécia. A resposta é simples: da mesma forma que os suecos, a burocracia é exatamente a mesma.

Primeiro é importante comprovar uma renda que garanta o pagamento do valor a ser financiado, seja por emprego fixo ou por empreendedorismo, mas é necessário comprovar de alguma forma que você terá dinheiro para bancar o financiamento.

O passo a passo para comprar um apartamento na Suécia

1. Pesquisar quais bancos oferecem os melhores financiamentos e taxas de juros.

Nós entramos nos sites dos principais bancos suecos, pesquisamos quais eram as melhores taxas de juros, valor de entrada exigidos, essas coisas variam de banco para banco, então eu sugiro pesquisar bem. Os três bancos que buscamos foram os SBAB Bank, o SEB e o Handelsbanken. Você pode simular o financiamento no site do banco para saber o valor máximo que você pode financiar.

2. Procurar casas no Hemnet na região que você pretende morar e que estejam dentro do seu orçamento.

Aqui na Suécia, o maior site de compra e venda de imóveis é o Hemnet, é um portal que centraliza praticamente todo imóvel disponível para venda de todas as imobiliárias do país. Uma dica, enquanto pesquisa seu novo imóvel no Hemnet, dá uma olhada no Booli também, o site mostra a média de valores dos apartamentos vendidos na região escolhida nos últimos anos. Então, você já fica esperto para saber se um imóvel está acima ou abaixo do valor de mercado no Hemnet. Pega essa dica e guarda no coração.

3. Aplicar a simulação e entrar em contato com o banco.

Escolhido o banco e já tendo em mente o valor pretendido, você pode fazer uma simulação online do financiamento. Basta preencher os seus dados e os dados da comuna onde pretende comprar a casa nova para saber quanto o banco consegue financiar e qual será o valor aproximado das prestações. Quando nós aplicamos a simulação já recebemos a carta de aprovação do banco para dar nossos lances nos imóveis escolhidos, mas eu sugiro entrar em contato com o banco primeiro antes de dar o lance para ter certeza de que a carta de aprovação gerada no sistema está correta.

4. Selecionar as melhores casas para ir nas visitas abertas.

Durante a busca no Hemnet, você vai perceber que praticamente todos os imóveis já tem dias de visitação pré-estabelecidos, ou seja, naquele dia e horário o corretor estará no imóvel recebendo a visita de vários compradores. Não precisa marcar, é só aparecer no local, entrar e ver o imóvel. O corretor vai anotar o seu telefone como possível interessado e ligará para você nos próximos dias perguntando se você dará algum lance ou informando o valor do lance de outro interessado para saber se você pretende cobrir o valor. Se você já assistiu Irmãos à Obra alguma vez na vida vai saber como funciona.

Imagem: Hemnet

5. Dar lance pela casa e torcer para que os outros visitantes não dêem um lance maior que o seu.

Você deve estar se perguntando “mas no Hemnet tem o valor do imóvel, por que eu preciso dar lance?”. Então, o valor do imóvel que aparece no Hemnet geralmente é o valor mínimo que o proprietário acitará pelo imóvel. No nosso caso, demos o lance mínimo, exatamente o valor que estava no site, o proprietário disse que não, que esperava um valor maior e que poderia fazer outra visita aberta para ver se receberia outra proposta. Nós então demos um segundo lance, um valor acima do que tínhamos oferecido, mas abaixo do que eles haviam pedido e deu certo. Acho que a negociação não levou dois dias, foi muito rápido.

6. Fechar o negócio com o vendendor e dar entrada na documentação do banco.

Depois de tudo acertado é preciso entrar em contato com o banco e informar que o lance foi aceito. O banco irá providenciar os papéis do financiamento para você assinar, no nosso caso foi praticamente tudo online. Imprimimos tudo, assinamos e enviamos por correio.

7. Assinar o contrato com o vendedor.

Depois de ter o financiamento aprovado no banco e ter a documentação certinha do financiamento chegou o momento de assinar o contrato de compra do imóvel, isso geralmente é feito na imobiliária com o auxílio de um corretor. No nosso caso, tiveram o cuidado de fazer uma cópia do contrato em inglês e nos explicaram item por item, já que o contrato aqui é em sueco. Foi bem tranquilo e todas as dúvidas que tivemos depois foram respondidas, tanto pelo corretor quanto pelos antigos donos.

8. Aguardar o dia da mudança.

Comprou, mudou? Nem sempre isso funciona por aqui. Muitas vezes é preciso esperar alguns meses para entrar na casa nova. No nosso caso, o apartamento já estava vazio quando compramos e poderíamos ter mudado imediatamente, mas teríamos que pagar uma multa do aluguel, então fizemos um acordo com os proprietários para mudarmos apenas em julho e deu tudo certo.

Quero deixar claro que este texto retrata a nossa experiência de compra, outras pessoas podem ter tido experiências diferentes. O objetivo aqui é mostrar como geralmente funciona a compra e venda de imóveis e como foi o nosso processo de compra.

7 comentários Adicione o seu

  1. Daniela Tiemi disse:

    Oi, Bia! Fiquei super feliz qdo soube que compraram a casa de vcs! Desejo muita felicidades a vocês e espero visitá-los muito em breve! Bjos para vc e sua família 😘😘

    Curtir

    1. Bia Oliver disse:

      Obrigada Dani! Venham, venham, venham! ❤️

      Curtir

  2. Michele Borsa disse:

    Massa, feliz por vocês e obrigada por compartilhar as informações!

    Curtir

    1. Bia Oliver disse:

      Feliz em compartilhar 😀

      Curtir

  3. TAYANI FERREIRA FONSECA MORAIS disse:

    Olá, mto útil. Parabéns pela casa.
    O que seria aquela taxa que aparece embaixo do preço de alguns anúncios no hemnet? Seria uma espécie de taxa de condomínio?

    Curtir

    1. Bia Oliver disse:

      Sim, apartamentos e casas de condomínio tem a taxa do condomínio 😊

      Curtir

      1. tayaniff@gmail.com disse:

        Obrigada!!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s