Intercâmbio na Suécia: como funciona e quais as regras?

em

Acredito que a Suécia não seja uma das primeiras opções de intercâmbio para os brasileiros, o custo de vida é bastante alto e o clima é muito diferente do clima do Brasil, mas existem diversos tipos de intercâmbio por aqui, inclusive programas que são totalmente gratuitos para os intercambistas.

Au Pair

Au pair é um programa de intercâmbio, no qual o intercambista mora na casa de uma família e tem a função de cuidar exclusivamente das crianças da casa.

Para ser au pair na Suécia é preciso ter entre 18 e 30 anos, passaporte válido, ter uma carta convite da família anfitriã e matrícula em um curso de sueco. Como au pair, a pessoa deve trabalhar no máximo 25 horas semanais, ter hospedagem, alimentação e um salário bruto de 3.500 SEK por mês.

Quais são os documentos necessários?

  • Formulário nº 131011 (em Inglês) da Agência de Migração preenchido corretamente
  • Cópia do passaporte, com as páginas de identificação do requerente e a data de válidade do passaporte.
  • Comprovante de inscrição em curso de sueco.
  • Carta convite da família anfitriã garantindo as condições acima descritas para o trabalho de Au Pair.
  • A solicitação de permissão de trabalho como au pair pode ser feita online, no link da Agência de Migração.
Foto de Resi Kling on Unsplash

Intercâmbio Cultural

Existem diversos tipos de intercâmbio cultural, mas o objetivo de todos eles é permitir que os intercambistas tenham contato e aprendam os costumes, as tradições e o idioma de um outro país.

Para fazer este tipo de intercâmbio é necessário entrar com uma agência de intercâmbio que atua na Suécia e ver quais tipos de programas eles oferecem e optar pelo programa que mais tem a ver com você.

Quais são as regras?

  • Estudar em período integral.
  • Fazer parte de um programa de uma agência de intercâmbio.
  • Apresentar uma carta da organização comprovando sua participação no programa de intercâmbio.
  • Providenciar detalhes de uma pessoa de contato da organização de intercâmbio na Suécia.
  • Voltar para o Brasil assim que terminar seu tempo de estudo.

Intercâmbio Universitário

Geralmente, o intercânbio universitário é promovido por uma parceria entre universidades do país do intercambista e universidades suecas, mas nada impede que o intercâmbio aconteça por iniciativa individual do estudante.

Para fazer um intercâmbio universitário, primeiro é preciso estar matriculado em um curso superior (bacharelado ou licenciatura) e ter certificado de proficiência em inglês. A duração do intercâmbio universitário é de 6 meses a 1 ano.

Convênio entre universidades:

O universitário deve entrar em contato com a reitoria ou departamento de relações internacionais de sua universidade e procurar saber se eles tem algum convênio com alguma universidade sueca. Dessa maneira, garante o aproveitamento de seus crédito quando voltar e facilita a aceitação por parte da universidade sueca. Após a aceitação da universidade, você deve solicitar o visto de estudante.

Sem convênio:

Caso a sua universidade não possua convênio com alguma universidade sueca você deve acessar o site StudyinSweden e ver as universidades e cursos disponíveis para intercâmbio.
Achando a universidade e o curso de interesse, entre diretamente em contato com o departamento de relações internacionais da universidade que escolheu para saber os procedimentos para sua aceitação na universidade. Você deve solicitar o visto de estudante após ser aceito.

Quanto custa o intercâmbio universitário?

Após ser aceito a universidade enviará uma carta de aceite e informará a quantia necessária em SEK (coroas suecas) por mês para residir na Suécia como estudade. Normalmente, a quantia exigida é de 7.300 SEK por mês, então, você tem que comprovar 43.800 coroas suecas para estudar 6 meses e 73.000 coroas suecas para estudar um ano na Suécia. Essa quantia deve estar integralmente depositada  em uma conta em nome do estudante no momento da requisição de visto. O visto de estudante pode demorar até três meses para sair, então é bom planejar tudo com antecedência.

Como estudar de graça na Suécia e ainda receber por isso?

Muitas pessoas acreditam que estudar na Suécia é algo possível apenas para ricos, mas não é bem assim. Universitários, mestrandos e doutorandos podem estudar de graça no país, mas não é tão fácil e nem tão simples assim.

Existem diversos tipos de bolsas para estrangeiros nas universidades suecas que isentam os estudantes de taxas, mas é preciso procurar nos sites das próprias universidades. O aluno também tem a oportunidade de trabalhar até 20 horas semanais no campus para ganhar um dinheirinho, são trabalhos em cafeterias, laboratório de informática e bibliotecas.

Os programas de doutorado aqui na Suécia são totalmente gratuitos, e ainda é possível receber um salário com o desenvolvimento da sua pesquisa. Dependendo da universidade você ainda tem todos os direitos que um funcionário contratado tem, como licença parental, por exemplo.

Como solicitar permissão de residência de estudante?

Para solicitar a permissão de residência de estudante na Suécia é preciso ter sido aprovado em alguma instituição de ensino do país, em seguida dar entrada em toda a documentação.

Você pode conferir o passo a passo neste link. Neste site você terá todas as informações bem detalhadas para conseguir a sua permissão.

Quer saber quais outros tipos de visto existem? Leia o post Brasileiro precisa de visto?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s