Dia Nacional da Suécia

em

Os suecos comemoram o Dia Nacional em 6 de junho por causa de dois eventos históricos: Gustav Vasa sendo eleito rei (6 de junho de 1523) e a adoção de uma nova constituição (6 de junho de 1809). 

Geralmente a data é comemorada com uma cerimônia no Skansen (post aqui) com a participação da família real. Durante a cerimônia, crianças vestidas com trajes tradicionais de camponês oferecem flores de verão ao rei e à rainha. Também é comum acontecerem cerimônias de boas-vindas aos novos cidadãos suecos.

A origem da comemoração

A Suécia comemora seu Dia Nacional desde 1893.  A idéia original veio de Artur Hazelius, que fundou o museu ao ar livre de Skansen em Estocolmo e realizou uma comemoração no dia nacional no dia 6 de junho.

Na Feira Mundial de 1893, em Chicago, a Suécia apresentou o Dia do Solstício de Verão como uma forma do dia nacional sueco; assim, na década de 1890, a Suécia comemorou a ocasião duas vezes por ano.

Em 1916, 6 de junho se tornou o Dia da Bandeira da Suécia, comemorando o fato de a Suécia ter adquirido sua própria bandeira após a dissolução da união com a Noruega em 1905.

Feriado nacional

Em 2004, o parlamento sueco votou para torná-lo um feriado público, para atrair o interesse da população em celebrar a data. A decisão final levou décadas para ser alcançada – várias propostas foram discutidas sob uma sucessão de governos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s