Por que tem tantos adolescentes de cap branco pelas ruas de Estocolmo?

em

Nesta época do ano é comum notar carros conversíveis, caminhonetes ou ônibus cheios de adolescentes usando cap branco e festejando pelas ruas da cidade. No ano passado as ruas perto de casa ficaram realmente lotadas, porém durante essa semana vi apenas dois carros com adolescentes.

Aqui na Suécia o ano letivo acaba no final de maio e início de junho, e essa época é marcada por muita festa e muitas tradições. O me chamou mais a atenção é o studentmössa, ou chapéu de estudante (que no caso é um cap branco bem parecido com os caps dos marinheiros).

Foto: Jessica Gow / TT (The Local Se)

O studentmössa veio para a Suécia no século XIX, meio como uma importação das tradições alemã e dinamarquesa. Em algumas escolas os alunos vestem o chapéu pela primeira vez no mês de abril quando acontece uma pequena formatura, depois passam a usá-lo até o último dia de aula de verão.

Os caps podem ser comprados em qualquer loja que venda coisas para festas, mas existem sites que vendem caps personalizados por 500 coroas suecas (mais ou menos 250 reais).

O dia de um formando do ensino médio começa com canções tradicionais que falam a respeito de dias felizes e o término da escola, todas têm “hurra” na letra. Alguns alunos optam também por tomar café da manhã com os colegas com direito à champagne.

Em seguida os alunos se reúnem na escola, onde tiram fotos, recebem lembrancinhas e se encontram com suas famílias. Nessa hora, os familiares esperam o aluno do lado de fora da escola segurando uma placa, que geralmente contém uma foto vergonhosa do passado do aluno.

Foto: Johan Nilsson / TT (The Local Se)

Depois de tudo isso, os estudantes ainda enfeitam carros com balões, galhos de bétula, fitas, ficam parecendo carros alegóricos. Então eles desfilam com o carro pelas ruas da cidade e terminam a noite na balada.

Foto: Johan Nilsson / TT (The Local Se)

Esse ano está tudo diferente!

Esse ano por causa da pandemia e do distanciamento social, as festas estão bem mais discretas. Algumas escolas optaram por não reunir todas as classes e estão realizando as comemorações de turma por turma, já que a recomendação é não ter reuniões com mais de 50 pessoas no país.

As escolas também restringiram o número de parentes por aluno, apenas duas pessoas podem ficar esperando o aluno do lado de fora da escola.

Foto: Jessica Gow / TT (The Local Se)

Esse ano os carros alegóricos também estão menores, mas não menos chamativos. Mas como eu disse no início do post, também estou vendo com menos frequência nas ruas.

Gostou de saber como é o encerramento do ensino médio na Suécia? Me conta nos comentários 😉

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s