Por que os suecos reciclam o lixo?

Quando nos mudamos para Estocolmo ficamos por um mês no Airbnb até encontrar um apartamento, sabe qual foi uma das primeiras instruções que recebemos? “Vocês precisam separar o lixo e levar tudo até o ponto de coleta mais próximo.” Sim, os suecos levam a reciclagem bem a sério.

De acordo com uma pesquisa de 2019 divulgada no site da FTI (Förpacknings & Tidnings Insamlingen), empresa responsável pela coleta em todo o país, 8 em cada 10 pessoas praticam a reciclagem e confiam nos benefícios do sistema. Aqui está o estudo completo para quem quiser ver mais detalhes, clique aqui.

Os resultados mostram que há um forte consenso de que é melhor reciclar do que não fazê-lo, mas poucos perceberam quão grande é o esforço ambiental. Maior clareza sobre a contribuição do indivíduo – e quanta influência ele tem – pode aumentar a motivação para reciclar e tornar o processo mais divertido e significativo. A reciclagem está em grande parte associada a emoções positivas, como participação, comprometimento e orgulho.

FTI
Gráfico: 1- pouco envolvido / 5- muito envolvido |Site FTI
  • Apenas 1% sente que não está envolvido reciclagem doméstica
  • Quase 8 em cada 10 sentem muito envolvido na reciclagem, mas essa parcela varia entre os sexos.
  • As mulheres experimentam significativamente mais do que os homens “muito envolvidos” na reciclagem, 93 em comparação com 87%.

De acordo com a empresa, grande parte das pessoas que reciclam o fazem porque é o esperado, mas não têm consciência real sobre os benefícios causados pela reciclagem. Os estudos ainda mostram que pessoas entre 18 e 29 anos buscam um conhecimento maior sobre o tema e que o trabalho realizado nas pré-escolas têm sido positivos na conscientização das crianças e dos pais.

Como a FTI atua na Suécia?

A FTI possui aproximadamente 5mil pontos de coleta em todo o país e também auxiliam quase 2 milhões de famílias a reciclar em suas próprias casas.

O sistema de coleta é financiado principalmente por meio de taxas de embalagem pagas pelos produtores dos produtos. O negócio é administrado inteiramente sem fins lucrativos e nenhum dividendo financeiro para os proprietários é permitido, o objetivo é que o custo de coleta e reciclagem afetem o mínimo possível o preço dos produtos.

A empresa fatura aproximadamente 1 bilhão de coroas suecas e pertence a outras cinco empresas: Circuito de metal , reciclagem sueca de plástico , pressione Return , Returkartong e Swedish Glass Recycling . Os conselhos da FTI e empresas de materiais incluem representantes das indústrias de embalagens e jornais, organizações comerciais e da indústria.

Mas e na prática? Como funciona a reciclagem?

Não posso escrever com propriedade sobre como os suecos fazem, mas aqui em casa seguimos as instruções das pessoas que estão aqui a mais tempo. Nós já tínhamos o hábito de reciclar no Brasil, mas o sistema daqui me surpreendeu de uma maneira bem positiva.

Compramos sacolas de material reciclado na IKEA, para separar tudo em casa. Separamos papel, plástico, vidro, metal, revistas e jornais.

Foto: Bia Oliver

Essas são as sacolas nas quais separamos o material reciclado, como elas têm alças são super práticas para carregar até o ponto de coleta.

Foto: Bia Oliver

Esse é um dos pontos de coleta de Estocolmo, há caçambas específicas para cada material, por exemplo: caçamba para vidro branco, caçamba para vidro branco, caçamba para papel, plástico, metal.

Foto: Bia Oliver

No site da FTI é possível encontrar onde ficam os pontos de coleta de cada kommun (município ou distrito).

Site FTI

Aqui em casa também tentamos envolver a Violeta em todo o processo. Ela separa o lixo (do jeito dela, nem sempre do jeito certo), ajuda a levar as sacolas até o ponto de coleta e ainda coloca cada material em sua respectiva caçamba.

Eu gosto bastante do sistema daqui, parece funcionar bastante. Não sei ao certo qual a porcentagem de cada material é reciclada de fato, mas tentamos fazer a nossa parte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s