05 tradições suecas da Páscoa

A Páscoa é um evento secular aqui na Suécia, não tem tanta tradição religiosa e é um feriado bastante divertido, principalmente para as crianças.

Para começar, o feriado começa na sexta-feira santa e vai até segunda-feira, que é chamada Segunda-feira de Páscoa. Como é o primeiro fim de semana prolongado da primavera, muitas famílias se reúnem nas casas de verão para aproveitarem o sol e o calor da estação.

Coelho? Não, galinha!

O animal mais popular na Páscoa sueca não é o coelho, mas a galinha. Nessa época vemos galinhas, pintinhos, ovos e penas para todos os lados. A Páscoa é um período de renovação, depois de meses convivendo com a escuridão e o frio, finalmente chega a primavera com raios de sol quentinhos. Há quem diga que esse é o motivo da galinha se tornar o símbolo da Páscoa viking.

Foto: Karlskoga Kommun

Ovos de chocolate? Não, ovos de papel!

Por aqui os ovos de chocolate não são tão populares, também não há tanta variedade como no Brasil. A tradição é encher ovos de papel com balas, bombons, barras de chocolate, e pirulitos.

Foto: Office Depot

Aqui na Suécia é muito popular a cultura do “faça você mesmo”, então tem ovos de papel para as crianças customizarem também.

Foto: Godis grossisten

Ah, os ovos também podem ser de plástico, assim as crianças já sabem o que tem dentro.

Foto: Cloetta

Doces ou travessuras?

A tradição Påskkärringar, “bruxas de páscoa”em português, surgiu por volta do século XVIII, quando acreditava-se que as bruxas voavam em suas vassouras sobre o monte Blåkulla para se associar ao diabo antes da Páscoa.

Foto: Shutterstock

Na quinta-feira que antecede a Páscoa, bem ao estilo halloween, as meninas se vestem de bruxa. Elas usam saias, lenços na cabeça, passam blush nas bochechas e, os meninos usam bigodes e roupas mais formais. No fim das contas parece que estão vestidos para a festa junina. Vestidos assim e com ovos de papel em mãos eles andam pelo bairro entregando cartões e desenhos e gritando “Glad Påsk”, feliz páscoa em sueco, em troca de guloseimas ou dinheiro.

Apelidos engraçados

Não é todo sueco que conhece essa tradição, ela é bastante comum no interior do país, mas aqui em Estocolmo mesmo são poucos que praticam. A brincadeira começa 7 dias antes da Páscoa, quem acorda por último em casa é chamado por um apelido bastante peculiar pelo resto do dia. Dizem que a tradição surgiu na área rural do país para que as crianças continuassem acordando cedo durante o feriado.

Terça-feira: Fetgrisen
Quarta-feira: Askfisen
Quinta-feira: Skärklumpen
Sexta-feira: Långlaten
Sábado: Stäckukotten
Domingo: Påsklåska
Segunda-feira: Annandagkioska ou Andesjös

Não encontrei uma tradução que fizesse sentido em português para todos eles, mas Fetgrisen quer dizer “porco gordo”. Acredito que os outros apelidos tenham significados semelhantes.

Galhos de bétula

O costume de trazer galhos de bétula para a casa e decorá-los com penas coloridas surgiu por volta de 1880, as penas têm a ver com o símbolo da galinha. Quando os galhos são colocados na água surgem pequenos brotos que marcam o início da primavera, para a felicidade dos suecos.

Foto: nordiska museet

O que achou das tradições suecas? Comenta aqui embaixo! 😉

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s