05 aplicativos que você precisa ter para viver na Suécia

A Suécia é um país digital e está caminhando para a extinção das cédulas de dinheiro e praticamente todo o serviço público está disponível online. Por isso, se você está pensando em viver na Suécia é importante se adaptar e conhecer os principais aplicativos usados pelos suecos.

Bank ID

Sem dúvidas este é o app mais importante para a vida na Suécia. O Bank ID é a principal identificação eletrônica do país. O aplicativo foi desenvolvido pelos maiores bancos suecos para uso da população, autoridades e empresas. É considerado um documento eletrônico pessoal que é comparável a, por exemplo, passaporte e carteira de motorista.

O Bank ID é usado para logar em diversos serviços como banco online, sites do sistema público (prefeitura, hospital, escola), comércio eletrônico e até para fazer a declaração de impostos. O app é utilizado tanto para identificação quanto para assinatura e segundo a lei sueca, dentro da União Europeia, o BankID é uma assinatura avançada e uma assinatura feita com um BankID é juridicamente vinculativa.

Foto: Bia Oliver

Swish

O Swish é o meio de pagamento mais utilizado pelos suecos. O app é vinculado ao número de celular e à conta no banco e permite fazer transferências entre contas e pagamentos em tempo real.

Foto: Bia Oliver

É a forma mais prática, rápida e segura para transferir dinheiro, basta colocar o número do celular da pessoa que irá receber o dinheiro, o valor, escolher um cartão fofo, colocar a sua senha e pronto, dinheiro transferido.

Imagem: Divulgação

Também é muito comum ver barraquinhas de feira, lojas e mercados uma placa com o QR code ou número de celular para que o cliente pague com o Swish caso tenha esquecido a carteira. Aqui esquecer a carteira não é desculpa para não pagar a sua parte da conta do rolê, viu?

Imagem: Divulgação

SL

Aqui em Estocolmo a empresa responsável pelo transporte público é a SL e ter o aplicativo de transporte instalado no celular pode ser uma mão na roda. Com o app é possível comprar tíquetes únicos ou de 24 horas e apresentar o QR code nas catracas. O pagamento geralmente é efetuado com o Swish, é muita praticidade! Mas você pode cadastrar o seu cartão do banco tranquilamente se preferir.

Também é possível pesquisar o caminho que você terá que fazer até o destino, é só colocar a sua localização e o destino que o app mostra qual a maneira mais fácil de chegar, mostra as linhas de ônibus, de metrô e trens disponíveis com seus respectivos horários.

Lembrando que este aplicativo serve apenas para Estocolmo, caso você vá para outra cidade é bom pesquisar qual a empresa cuida do transporte público para baixar o app.

Foto: Bia Oliver

Blocket

Blocket é o maior site de negociação da Suécia, acho que podemos usar a palavra negociação, já que no site tem de tudo e no aplicativo não é diferente. O app foi criado em 1996 e com o passar dos anos dominou todo o território nacional.

Imagem: Divulgação

No aplicativo você encontra casas para locação e venda, carros, móveis, itens de decoração, roupas, acessórios de bebê, brinquedos e até vagas de emprego. Acho que o mais próximo que temos no Brasil é a OLX.

Platsbanken

Esse aplicativo é muito importante para quem está procurando emprego. Aproximadamente 30% das vagas de toda a Suécia são divulgadas no app. Você até consegue mudar o idioma para o inglês, mas a maioria das vagas divulgadas no Platsbanken está em sueco, isso complica um pouco a procura.

Se você pretende morar na Suécia e quer saber qual a demanda de vagas na sua área, o aplicativo pode ser um ótimo termômetro.

Gostou do post de hoje? Deixa nos comentários se você conhece algum outro aplicativo que eu não citei aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s