Cédula de Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e ID-Kort

Se você já tem a permissão de residência para se mudar para a Suécia, saiba que terá que solicitar o cartão de registro nacional de estrangeiro, o RNE. Esse cartão é a sua permissão de morar no país.

A solicitação é feita online e é preciso agendar um dia para ir até uma Agência de Migração fazer a coleta biométrica, tirar foto, registrar a assinatura eletrônica para a produção do cartão.

Foto: Bia Oliver

Nós demos a entrada em todos os documentos ainda no Brasil e embarcamos com a permissão de residência impressa, para garantir a nossa entrada no país. Eu não lembro se agendamos a visita ao Migrationsverket ainda em São Paulo ou se fizemos isso apenas quando chegamos em Estocolmo.

Nós chegamos no dia 19 de abril e eu lembro que fomos à agência no dia 09 de maio, no Migrationsverket de Uppsala, uma cidade ao norte de Estocolmo. Foi a primeira data que achamos disponível. Fomos de Pendeltåg (trem) e a viagem foi bastante tranquila, mesmo estando com uma criança pequena.

Tínhamos hora marcada e o atendimento foi bastante rápido, mesmo estando meio lotado. A Violeta se divertiu na área para crianças e chorou no exato momento da foto, acontece né?

Os cartões chegaram por correio em uma semana e só depois aplicamos para o ID-Kort.

O que é ID-Kort?

Foto: Bia Oliver

É o cartão de identificação (identidade sueca) e diferente do RNE que é feito na Agência de Migração, o ID-Kort é feito no Skatteverket, Agência Tributária Sueca.

Quem pode ter o ID-Kort?

Qualquer pessoa acima de 13 anos que seja registrado na Suécia, mas vamos por partes, ok?

Para solicitar o ID-Kort você primeiro tem que ter um número de segurança social sueco, o que significa que você tem que ser registrado na Suécia. Ou seja, se você é estrangeiro, você se registra como estrangeiro. E não é preciso ter um ID pessoal para se inscrever, o Skatteverket verifica a sua existência nos sistemas censitários para gerar o seu ID.

É possível solicitar o cartão a partir dos 13 anos, porém qualquer pessoa abaixo dos 18 anos deve ter a solicitação aprovada pelos responsáveis.

Como solicitar o ID-Kort?

Primeiro é preciso entrar na página do Skatteverket (nesse link) e agendar um horário em uma das agências. A taxa deve ser paga antes da visita, é preciso comprovar o pagamento quando você vai até a agência. Você também precisa levar um dos seguintes itens ao visitar o escritório de serviço:

  • Um documento de identificação aprovado.
  • Uma autorização de residência válida na Suécia, para que comparem seus dados pessoais com as informações registradas sobre você no Conselho de Migração.
  • Uma pessoa que pode certificar as informações em sua aplicação por escrito. Essa pessoa é chamada de certificador. No nosso caso foi uma pessoa da empresa do Vinicius.
  • Se você não conseguir provar quem é com as opções acima, poderá mostrar outros documentos que são testados juntos por meio de uma avaliação ponderada.
  • Dica importante tirada do site do Skatteverket: Não se esqueça de inserir seu número de previdência social como OCR ou mensagem se você pagar via banco na Internet. Se você usar um cartão de pagamento ou se o pagamento for feito no banco ou em algum local que tenha um pagamento por transferência bancária, você deverá fornecer seu número de previdência social no momento do pagamento.

A taxa que você paga é para que a Agência Tributária Sueca revise sua inscrição. Portanto, você não receberá o dinheiro de volta se rejeitar seu pedido.

O ID-Kort é o documento de identificação na Suécia, todas as pessoas que moram no país precisam desse documento para abrir conta em banco, matricular os filhos na escola, marcar consulta médica, pegar remédios na farmácia, entre outras coisas. Em breve farei um post sobre as praticidades da vida digital sueca.

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários =)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s