A agenda e o calendário na Suécia

No post 05 curiosidades sobre os suecos eu comentei que eles têm mania de agendar tudo, e hoje eu vou contar como esse costume acaba influenciando a nossa rotina.

Apesar de comprar uma agenda nova praticamente todos os anos, eu nunca fui uma pessoa organizada e não tinha o hábito de anotar nada, nenhum compromisso, apenas datas e horários de consulta médica. Aqui tudo mudou!

Número da semana

O que mais me chamou a atenção no calendário sueco é a mania de trabalhar com o número da semana. Para mim não faz sentido, mas por enquanto não impacta em nada a minha vida porque ainda não estou trabalhando. Mas os suecos têm o hábito de falar, por exemplo, o prazo para a entrega do trabalho é a semana 7, sendo que para nós brasileiros seria muito mais fácil dizer a semana do dia 13, ou a primeira quinzena de fevereiro. Sério, eu não sei como eles sabem que a semana 33 fica em agosto. Deve ser porque eu sou de humanas.

Print da minha agenda

Restaurante

Sabe aquele final de semana que você sai para passear sem rumo e encontra um restaurante super legal no caminho? Pois é, umas três vezes saímos para conhecer a cidade, vimos um restaurante legal e entramos. Fomos barrados logo na entrada porque não tínhamos feito reserva e saímos sem comer. Acabamos procurando outro lugar ou voltando para casa.

O que aprendemos com isso? Sempre que vamos sair, olhamos no mapa do Google e vemos quais restaurantes tem pelo caminho, quais precisam de reserva e quais não. Quando queremos comer em algum lugar específico reservamos mesa antes, nem que seja com apenas uma hora de antecedência. E claro, temos na manga nossos lugares favoritos que não precisam de reserva para momentos de imprevistos.

Outro fato que me deixou bastante surpresa, eu acho que já comentei aqui no post 05 curiosidades sobre os suecos, foi quando um grupo de brasileiros nos chamou para um aniversário em um pub e tivemos que reservar a mesa e fazer os pedidos com uma semana de antecedência. Sim! Tivemos que escolher o que íamos comer uma semana antes. Espontaneidade para quê, não é mesmo?

Consulta

Ainda farei um post explicando a saúde pública aqui na Suécia, mas o que me chamou mais a atenção é a proatividade do sistema. Logo nos primeiros meses aqui recebi uma carta com data e hora marcada para o preventivo, a carta chegou aproximadamente um mês antes do exame e foi necessário marcar na agenda. Não pense que aqui será como no Brasil, ninguém envia mensagem ou e-mail lembrando do horário no dia anterior. Aqui, quando a criança se aproxima dos três anos também precisam passar no dentista. Com dois anos a Violeta passou a receber cartas de diversos consultórios lembrando que em breve deveríamos escolher um dentista para atendê-la. Escolhemos uma clínica perto de casa e no início do ano recebemos um SMS com horário marcado agora para fevereiro, claro que colocamos na agenda.

Foto: Bia Oliver

Escola

Para vocês entenderem que não há lembretes, vou contar o que aconteceu com a gente na primeira semana de fevereiro.

Eu estava a caminho do inglês, estava já chegando na última estação quando o Vinícius me ligou e disse que a escola da Violeta estava fechada. Peguei o primeiro metrô de volta para casa, assim ele poderia ir para o trabalho. Enquanto voltava para casa fui buscar nos meus e-mails alguma mensagem da escola que talvez tivesse passado despercebida, quando me veio um pensamento iluminado. Procurei um e-mail específico, o calendário do semestre que havia recebido no ano anterior e lá dizia que a escola estaria fechada no dia 3 de fevereiro.

A escola não enviou nenhum lembrete após as festas de fim de ano, não enviou mensagem na semana anterior. Como eu ia lembrar de um e-mail que recebi no dia 27 de novembro? Para a escola, eu deveria ter anotado todas as datas na agenda quando vi o e-mail. Bom, é isso que tenho feito agora, quando recebo um e-mail da escola já anoto logo no calendário da família.

Fika

Desde que chegamos aqui temos feito amizades apenas com brasileiros e colombianos, são pessoas mais fáceis, mais espontâneas e entendem um “rolê” de última hora, mas já aprendi que para juntar a galera toda tem que marcar com pelo menos uma semana de antecedência. As pessoas acabam se adaptando com o agendamento de compromissos e muitas vezes se você deixar para chamar alguém para o fika em cima da hora a chance da pessoa não ir é imensa. Fika, para os suecos, é algo sagrado. É aquele famoso “vamos ali conversar e tomar um cafézinho”, mas pode ser um lanche, uma confraternização, uma mini festa. Não adianta, tem que marcar com alguns dias de antecedência.

Uma curiosidade bônus, os suecos são extremamente pontuais, portanto é bom chegar sempre poucos minutos adiantados para não ter problema. Eles encaram o atraso como falta de respeito, já que a agenda deles costuma ser super organizada.

E você? Se acostumaria com essa vida toda certinha? Comenta aqui embaixo 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s