Etias, o que é e quando vai entrar em vigor?

Etias, European Travel Information and Authorisation System, em português Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, é uma permissão de viagem que a Europa exigirá dos brasileiros a partir de 2021.

O objetivo principal é que o Etias identifique possíveis ameaças e riscos entre os viajantes que queiram visitar a Área Schengen. Assim, a partir do ano que vem todos os turistas que não precisam de visto para entrar na Europa deverão aplicar para a autorização Etias.

Tá, mas como vai funcionar?

Seguinte, o Etias será obrigatório para todos que pretendem fazer viagens de curto período, sabe aquela regra de ficar 90 dias na Europa sem visto? Então, a partir de 2021 vai precisar do Etias para fazer isso. Pessoas que pretendem estudar, morar, trabalhar na Europa não precisarão do Etias, apenas do visto seja de trabalho, estudo ou vínculo familiar.

E o Etias é válido por quanto tempo?

A autorização é válida por três anos, ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro.

E quanto custará a aplicação?

O Etias custará 7 euros, mas menores de 18 anos e maiores de 70 serão isentos da taxa.

E como é que deverá ser feita a aplicação?

O processo é muito simples e não demora mais do que 15 minutos. No caso dos brasileiros, como não é necessário visto para a Europa, basta preencher um formulário online com dados básicos como: nome completo, passaporte, e-mail, endereço atual, informação dos pais, data e local de nascimento.

E claro, também tem pergutinhas básicas para saber se a pessoa tem envolvimento com drogas, terrorismo, tráfico humano, etc. Também terão perguntas sobre viagens anteriores e informações de segurança.

É um formulário padrão e se preencher direitinho e pagar a taxa não tem erro, é viagem garantida.

Caso solicitem novos documentos, o aplicante tem tem até 96 horas para enviar o que foi solicitado e em caso de negativa ainda pode recorrer. E claro, informações falsas no formulário resultam em negativas, tá bom?

Quais são os países do Etias?

Atualmente são 26 países da Europa que pretendem exigir o Etias a partir de 2021. Entre eles estão: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia,Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suíça, Suécia.

Quais são os países que estão na lista do Etias?

Até agora são 60 países que deverão aplicar para o Etias. Entre eles estão: Albania, Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Geórgia, Granada, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Kiribati, Macau, Macedônia, Malásia, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, México, Micronésia, Moldávia, Montenegro, Nova Zelândia, Nicarágua, Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Saint Kitts e Nevis, Saint Lucia, Saint Vincent, Samoa, Sérvia, Seychelles, Singapura, Ilhas Salomão, Coreia do Sul, Taiwan, Timor Leste, Tonga, Trindade e Tobago, Tuvalu, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Uruguai, Vanuatu, Venezuela.

Bom, essas são as informações que temos até o momento. Alguma coisa vai mudar até lá? Não sabemos, mas pretendo atualizar aqui caso saia algo novo. Mas você também pode ficar de olho no portal do Etias clicando aqui para ficar por dentro das novidades.

Gostou das informações? Esqueci de alguma coisa? Comenta aqui embaixo =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s