05 curiosidades sobre os suecos

Já faz quase um ano que estamos aqui e confesso que ainda não fiz amizade com nenhum sueco. Conheci outros colombianos, argentinos, japoneses, chineses, russos, estonianos, iranianos, árabes, outros brasileiros, mas sueco, sueco mesmo, conversei com apenas dois. Ah, não estou contando com as professoras da Violeta, afinal tenho que me comunicar com elas todos os dias.

Foto: Bia Oliver

Neste período aqui na Suécia percebi algumas características bastante peculiares nos suecos e vou compartilhar com vocês:

01 – A maioria dos suecos falam inglês

Acho que foi uma das características que mais me tranquilizou na mudança. Não que meu inglês seja exemplar, mas o fato de ser possível me comunicar por meio de um idioma conhecido me deixou mais relaxada. Não importa a idade, pode ser criança, jovem, idoso, se você iniciar uma conversa em inglês, eles vão conversar em inglês com você. É muito engraçado, porque quando eu ia comprar algo no mercado, na farmácia, numa loja e o atendente começava a falar em sueco eu apenas falava “sorry”, e automaticamente eles viravam a chavinha para o inglês. Hoje, já entendo algumas coisas básicas de sueco como “Vill du ha en påse?” (quer uma sacola?) e até me arrisco a dizer um “Ja” (sim) e “Nej” (não). Mas no meu dia a dia uso o inglês.

02 – Valorizam o seu espaço, não tente invadir o espaço de um sueco

Não vou mentir, eu me identifico muito com os suecos nessa questão. Eles não são de abraçar e dar beijinhos em pessoas que acabaram de conhecer. Também não gostam de pessoas que ficam muito próximas, invadindo o espaço pessoal, sabe? É muito comum os suecos não sentarem ao lado de um estranho no metrô, a não ser que o ônibus ou metrô esteja muito lotado e não tenha outra opção, mas do contrário a cadeira ao lado do sueco estará sempre vazia. É bem capaz de você levar um olhar torto se sentar ao lado de um deles.

03 – Agendam todos os compromissos, nada de ser espontâneo

Os suecos agendam tudo! Tudo mesmo, eles usam agendas, calendários, tudo para manter a vida organizada e sem imprevistos. E sim, eles agendam tudo com muita antecedência. Um dia desses fomos convidados para um aniversário, e o combinado era uma das pessoas do grupo reservar mesas em um bar para todo mundo. A reserva foi feita com mais ou menos uma semana de antecedência, mas o que me deixou chocada foi o bar solicitar os pedidos de cada um com antecedência. Ou seja, não poderíamos chegar no bar e escolher algo do cardápio espontaneamente, teríamos que comer o que pedimos uma semana antes e não poderíamos mudar de ideia.

Aparecer na casa de um conhecido sueco sem avisar é um pecado mortal, é capaz de não abrirem a porta. Ligar minutos antes de sair de casa também não funciona, é muito provável que já tenham planos para o dia. Então, a dica é sempre marcar qualquer compromisso com sueco semanas antes.

04 – A vida é particular

Para os suecos a vida de cada um é particular e não lhes diz respeito. Diferente dos brasileiros, quando os suecos encontram um colega de classe ou de trabalho na fila do mercado o máximo que conversam é sobre o tempo, não contam histórias de famílias e muito menos comentam sobre os problemas dos parentes distantes. Ah, não espere que um sueco pergunte algo pessoal para você, o mais próximo de uma pergunta pessoal será “onde você trabalha?” ou “qual a sua profissão?”.

05 – Não são de demonstrar sentimentos

Os suecos parecem estar sempre plenos e serenos. É muito difícil ver um sueco com raiva ou chateado. Pode até ser que o seu colega de trabalho esteja com raiva de você pelo seu jeito brasileiro barulhento de ser, mas ele jamais vai falar isso e será sempre muito bem educado em todas as conversas. Acho que demonstrações de afeto em público também não são muito comuns, inclusive entre adolescentes. Os suecos são extremamente discretos e reservados.

O que mais você sabe sobre os suecos? Comenta aqui embaixo! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s