O transporte público em Estocolmo conta com linhas de ônibus, barcos, trens e metrô. A empresa responsável por tudo isso é a Storstockholms Lokaltrafik (SL), e todos os dias, quase 800.000 pessoas utilizam o transporte público da cidade.
O metrô de Estocolmo (Tunnelbanna) é o único metrô da Suécia, com 07 linhas que atendem praticamente a cidade inteira. O metrô também se conecta com o Tvärbanan, linha de trem leve. O tvärbanan tem apenas uma linha com 22 paradas ao redor da cidade, o que facilita a locomoção das pessoas sem precisar entrar no centro de Estocolmo.

Existem também muitas linhas de ônibus, os ônibus vermelhos são os que circulam dentro da cidade, já os azuis são os ônibus que chegam até o subúrbio, regiões mais afastadas do centro.
Também há balsas e barcos que fazem a travessia de uma ilha a outra.
O transporte público aqui não é muito barato, mas funciona. Em quase todos os pontos e estações há um letreiro que informa os horários e acredite, eles não atrasam mais do que 2 ou 3 minutos. O que é muito para os padrões suecos.
Todos meios de transportes são bastante acessíveis para idosos, pessoas com deficiência e crianças, é muito fácil atravessar a cidade com um carrinho de bebê.
Para utilizar o transporte público é preciso ter o cartão da SL ou o aplicativo da empresa no celular. Não adianta querer pagar com dinheiro, eu nunca vi alguém tentar.

O cartão pode ser comprado em qualquer estação de metrô e abastecido da seguinte maneira:
- Válido por 24h: 155 SEK (67,81 reais)
- Válido por 72h: 310 SEK (135,61 reais)
- Válido por 7 dias: 405 SEK (177,17 reais)
- Válido por 30 dias: 930 SEK (406,84 reais)
- Válido por um ano: 9.770 SEK (4.273,98 reais)
* os preços são de janeiro de 2020.
Com este cartão é possível utilizar todos os meios de transporte dentro de Estocolmo, exceto algumas linhas de barco que são administradas pela empresa Waxholmsbolaget e linhas intermunicipais.
Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários! =)