Gamla Stan

Estocolmo foi fundada em 1252, hoje a região é conhecida como Gamla Stan, e é com certeza um dos meus lugares prediletos. Foi também um dos primeiros pontos turísticos que conheci quando chegamos aqui. A sensação de andar por ruas tão antigas e ver construções tão conservadas, ainda hoje me faz imaginar as histórias das pessoas que viveram ali centenas de anos atrás.

Foto: Bia Oliver

Toda a ilha parece um museu repleto de atrações, casas antigas, ruas de paralelepípedos super estreitas e sinuosas, bares, restaurantes, galerias e lojas de arte, artesãos, visitas guiadas, tem tanta coisa que até hoje eu me perco por lá. A cada passeio eu me deparo com um novo detalhe, uma nova rua, uma nova porta, uma nova lojinha.

Foto: Bia Oliver

Gamla Stan é um dos centros históricos medievais mais bem conservados da Europa. A maior atração da ilha é o Palácio Real, um dos maiores palácios do mundo, com mais de 600 quartos. Por volta das dez horas da manhã é possível ver o desfile dos soldados e a troca diária da guarda real. Ah, dentro do palácio fica o museu Royal Armoury, com trajes e armaduras reais.

Foto: Bia Oliver
Foto: Bia Oliver

As ruas Västerlånggatan e Österlånggatan são as principais da ilha, antigamente havia uma muralha que cercava a cidade e corria por essas ruas ao longo do que é agora o Prästgatan.

É em Gamla Stan que fica a praça mais antiga de Estocolmo, a Stortorget (primeira foto do post). E é nesta praça que encontramos a rua mais antiga da cidade, a Köpmangatan.

A Mårten Trotzigs gränd (rua Mårten Trotzigs) é a rua mais difícil de encontrar e confesso que passei por ela por acaso apenas duas vezes, ela tem apenas 90 centímetros de largura e é a rua mais estreita de Estocolmo.

Foto: Bia Oliver
Foto: Bia Oliver

Também tem a igreja Riddarholmen, que foi construída como um mosteiro franciscano e é um cemitério real, e o Museu Nobel.

Gamla Stan é parada obrigatória para todos que passam por Estocolmo. A ilha é um museu vivo e tem muitas lojinhas de souvenirs, bares e restaurantes. Os preços são um pouco mais elevados, mas considerando que é um local turístico, não foge muito do padrão europeu.

Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s