Brasileiro precisa de visto?

A Suécia faz parte do Acordo de Schengen e portanto os brasileiros não precisam de visto para visitar o país, mas isso vale apenas para estadia de no máximo 90 dias.

Um brasileiro após a entrada na zona de Schengen pode circular livremente pelos países que fazem parte do acordo por até três meses. Ou seja, a partir do momento que o turista desembarca em um país que pertence ao acordo ele tem o direito de viajar para qualquer outro país dentro do prazo de 90 dias. Não, não pense que o sujeito pode permanecer na Suécia por noventa dias, depois partir para a Noruega e ficar mais noventa dias e depois ir para outro país e ficar mais noventa dias, não é assim que funciona, ok?

Foto: Bia Oliver

Bom, agora que você já sabe que pode circular pela zona de Schengen por noventa dias sem visto, vou te contar o que TEM que providenciar antes da viagem.

Segundo o site oficial da Agência de Imigração da Suécia, são necessários os seguintes documentos para a entrada no país:

  • Passaporte com validade superior a 90 dias à duração da estada prevista
  • Recurso financeiro equivalente a 450,00 coroas suecas (cerca de 50 euros) por pessoa e por dia, ou carta convite com garantia de alimentação e alojamento do viajante durante a sua estadia. Entenda-se por recurso financeiro: dinheiro em espécie, travellers check, cartões pré-pago (travel money, moneycard, etc) e cartões de crédito.
  • Seguro-saúde/viagem com cobertura de € 30.000,00 com validade nos países Schengen.

Países que fazem parte do Acordo de Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Látvia, Liechtenstein, Litûania, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suíça e Suécia.

Países da União Europeia que não participam: Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda, Reino Unido e Romênia.

Vistos

Estudo

Brasileiros não precisam de visto para estudar na Suécia se a duração do curso estiver dentro do prazo dos noventa dias. Caso o curso seja mais longo é necessário solicitar a permissão de residência para estudante.

A maneira mais fácil de solicitar a permissão é pelo site do Migrationsverket, Agência de Migração. Para fazer a solicitação é necessário estar aprovado em alguma instituição de ensino sueca em tempo integral e ter meios de se sustentar durante o curso. É preciso aplicar e esperar a aprovação antes de viajar para a Suécia, ou seja, você deve desembarcar no país com toda a documentação pronta.

Trabalho

Para trabalhar na Suécia é preciso ter a permissão de residência, que deve ser solicitada no site do Migrationsverket. No entanto, para aplicar é preciso já ter uma vaga de emprego garantida na Suécia e existem algumas regras. A vaga deve ser oferecida ao imigrante dez dias após ter sido veícula nos meios suecos e geralmente é a empresa que solicita a permissão de trabalho.

Durante o processo, o empregador solicitará todos os dados como nome, escolaridade, cidadania e e-mail. Esse e-mail será o canal de comunicação com o Migrationsverket durante todo o processo. É por e-mail que a Agência de Migração orienta passo a passo como deve ser feita a aplicação e caso a família acompanhe na mudança as aplicações de todos os integrantes devem ser feitas juntas.

Para saber o passo a passo em detalhes clique aqui.

Vínculo familiar

Só pode solicitar o visto por vínculo familiar quem possui um membro da família que estuda ou trabalha na Suécia. Mas calma, não pode ser qualquer parente, confira a lista dos vínculos que são permitidos:

  • Cônjuge, união estável (heterosexuais/homosexuais) ou noivos de um/a cidadão/ã sueco/a ou de um cidadão/ã de um dos países da UE / EEE.
  • Filhos menores de 18 anos.
  • Filhos maiores de 18 anos que comprovem que dependem financeiramete e emocionalmente dos pais.
  • A chance de algum outro familiar conseguir visto por vínculo familiar é quase nula. É preciso provar que o dependente morava na mesma residência no Brasil e que depende financeiramente e socialmente da pessoa que mora ou vem morar na Suécia.

A Suécia é um país bastante aberto para imigrantes que buscam residência e trabalho, porém é bastante burocrática e exigente em relação às regras. Mas se você tiver toda a documentação em dia não tem com o que se preocupar.

Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s